A lombar, área localizada entre a região torácica e o sacro, é responsável por sustentar a coluna vertebral, e portanto detém uma função primordial no funcionamento adequado das costas.
Uma das condições que acomete tal região é a lombalgia, também conhecida como dor nos quartos. Ela é comumente de origem mecânico-degenerativa, isto é, ocasionada pelo funcionamento inadequado da coluna vertebral, seja por hábitos posturais, traumas ou desordens emocionais.
QUAIS OS SINTOMAS?
Caracterizada por toda desordem que ocorre na região inferior da coluna vertebral, a lombalgia é uma condição que apresenta sintomas diferentes de acordo com a origem do problema.
O indivíduo que foi diagnosticado com lombalgia pode sentir dores leves, moderadas ou até severas na região lombar, que vão até o glúteo e o meio da coxa.
Hérnia de disco, estenose ou osteofitose também podem ser a causa dos problemas que atingem a região lombar, principalmente se o paciente constatar sintomas neurológicos como formigamento, dormência e perda de força dos membros inferiores.
COMO É O TRATAMENTO?
O diagnóstico, na maioria dos casos, é estabelecido somente com uma avaliação física, contudo, o quiropraxista também pode requisitar exames de imagem, tais como raio-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética a fim de complementar melhor a causa do problema.
Nos processos inflamatórios da coluna lombar, é muito comum encontrarmos uma sequência de outras disfunções que se agravam com o decorrer do tempo e formam um ciclo vicioso onde notamos as seguintes situações: Quando uma articulação passa a não exercer a sua função normal, os músculos envolvidos contraem demasiadamente, exigindo das estruturas estabilizadoras da coluna vertebral que inflamarão e provocarão os sintomas da dor ou desconforto.
A dor é sempre um sinal de que algo está errado e quando o corpo percebe esta mensagem, reage com maior rigidez como tentativa de defender aquela estrutura, que neste caso, infelizmente, provocam agravamento da funcionalidade mecânica do corpo e dando continuidade ao ciclo vicioso relatado anteriormente.
A Quiropraxia tem o objetivo de anular este ciclo vicioso através das técnicas manipulativas nas articulações com problemas, normalizando o funcionamento mecânico do corpo e consequentemente, reduzindo os sintomas de dor e inflamação.