A fibromialgia é uma síndrome não inflamatória, de dores crônicas e difusas pelo corpo. Embora tenha a etiologia desconhecida, estudos apontam que ocorre uma mudança no processamentos das dores no Sistema Nervoso Central, uma vez que ocorre o aumento da sensibilidade de neurotransmissores responsáveis pela percepção de dores. Além disso, ocorre também anormalidades hormonais, como a diminuição de Serotonina, hormônio responsável pela regulação de sono, humor e apetite.
A fibromialgia acomete principalmente mulheres com idade entre 35 a 40 anos, mas pode afetar também homens, adolescentes e crianças.
QUAIS OS SINTOMAS?
Os principais sintomas da fibromialgia, síndrome que afeta principalmente o sistema muscular são: dor ao toque e rigidez difusa, geralmente acima e abaixo da cintura, insônia, parestesias (formigamento), fadiga, indisposição, espasmos musculares, distúrbios de memória e alterações de humor.
COMO É O TRATAMENTO?
A fibromialgia é uma síndrome que não possui cura, mas o tratamento quiroprático pode auxiliar no limiar da dor e na restauração do sono, uma vez que ao receber um ajuste o organismo libera hormônios da felicidade, o que gera sensação de prazer ao paciente.
Além disso, ao realizar um ajuste quiroprático, o organismo é estimulado a restabelecer o equilíbrio corporal, influenciando no funcionamento neuro-músculo-esquelético, principal sistema acometido pela fibromialgia.