A dor ciática, também conhecida por “ciatalgia” é um tipo de dor causada pela irritação do nervo isquiático por estruturas da coluna vertebral (disco intervertebral ou deformidades ósseas) ou por músculos localizados na região glútea.
O nervo isquiático é o principal nervo dos membros inferiores. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo; e também os músculos posteriores da coxa e os músculos da perna e do pé.
Além de ser o músculo mais longo do corpo, carrega também a fama de ser uma das regiões mais dolorosas quando inflamada, podendo levar até a incapacidade de movimento dos membros inferiores nos casos mais graves.
QUAIS OS SINTOMAS?
A dor ciática, ou ciatalgia, é uma condição que é caracterizada por inúmeros sintomas, como dor intensa nos glúteos, quadril, coxa, panturrilha e pé. O paciente também é capaz de constatar o surgimento de formigamento e adormecimento, sendo que nas situações mais graves ele ainda pode sentir dificuldade para movimentar a perna.
COMO É O TRATAMENTO?
Devido ao fato de que várias condições podem comprimir o nervo isquiático e causar a dor ciática, as formas de tratamento podem variar. Neste caso, o quiropraxista realizará uma série de testes ortopédicos e neurológicos a fim de identificar a estrutura afetada. Em alguns casos, exames laboratoriais auxiliarão na conclusão do diagnóstico possibilitando um tratam ento mais direcionado.
O tratamento quiroprático para ciatalgia possui excelentes resultados no alívio dos sintomas dolorosos e nos casos em que a lesão foi causada por compressão do disco intervertebral, o paciente deverá ser acompanhado periodicamente para que não haja recidiva do quadro inflamatório. Mudanças do estilo de vida e inserção de exercícios físicos também são fundamentais na prevenção de desordens do nervo ciático.